Fatores de Crescimento

Fatores de Crescimento e Seus Benefícios

Nesse artigo eu quero explicar para você como funcionam os Fatores de Crescimento, o mais importante aliado em procedimentos como o Microagulhamento, por exemplo. É preciso conhecer em detalhes os diferentes tipos de Fatores de Crescimentos e suas aplicações, isso irá determinar a eficácia do procedimento. Aproveite a leitura e não esqueça de deixar o seu comentário no final, ok?

O que são Fatores de Crescimento?

Fatores de crescimento são grupos de proteínas que estimulam o crescimento específicos de tecidos . Os fatores de crescimento desempenham um papel importante na produção da diferenciação celular e da divisão celular que ocorre numa vasta gama de organismos, incluindo insetos , anfíbios , seres humanos e plantas .

Quando os cientistas começaram a estudar os efeitos das substâncias biológicas em células e tecidos em cultura, eles descobriram um grupo de peptídios,  substâncias hormonais que eram distintas de quaisquer outras anteriormente conhecidas.

Como essas substâncias eram ativas na estimulação do crescimento das células e tecidos, elas foram chamadas de fatores de crescimento.

 

Quem descobriu os Fatores de Crescimento?

Em 1986 o fisiologista e bioquímico Dr. Stanley Cohen e a neurologista Dra. Levi Montalcini ganharam o prêmio nobel pela descoberta de uma substância no corpo que estimula e influencia o crescimento das células nervosas.

 

Foi assim que surgiram os fatores de crescimento.

Dr. Stanley e Dra. Levi fizeram a descoberta dos fatores de crescimento com muitas experiências, na tentativa de desenvolver um medicamento no combate ao câncer, mal de alzheimer e distúrbios neurológicos.

Após este período, os fatores de crescimento foram adicionados aos cosméticos para fazer uma comunicação celular e uma regeneração dos tecidos.

Todos os fatores de crescimento contém uma sigla em inglês,  GF que significa Growt fator, traduzindo para o português (fatores de crescimento), além dessas duas siglas, também encontramos as siglas dos significados de cada um deles como por exemplo:

EGF – Fator de crescimento epidermal ou Epidermal Growth Factor

IGF – Fator de crescimento Insulínico

bFGF – Fator de Crescimento Fibroblástico Básico

AFGF – Fator de Crescimento Fibroblástico ácido

TGF-B3 – Fator de Transformação de Crescimento

 

Como agem os fatores de crescimento?

Os fatores de crescimento agem através de dois fenômenos bem importantes:

Angiogênese: É a estimulação e o crescimento de novos vasos sanguíneos a partir daqueles já existentes.

Colagenogênese: O termo nos lembra de cola (colágeno). Os fatores de crescimento agem na formação de um novo colágeno, como também estimula novos fibroblastos.

 

Quais tipos de tratamentos podemos utilizar os fatores de crescimento junto com o microagulhamento?

 

Alopécia

Alopécia

Alopécia é a queda de pelos do corpo ou cabelos, mais conhecida como calvície.

O uso dos fatores de crescimento acelera o processo de nascimento dos novos fios, estimulando o folículo capilar.

A calvície pode ocorrer tanto em homens como em mulheres.

Existem dois tipos de calvície

Alopecia Areata: é o tipo associado a doenças autoimunes e que tem o agravamento do quadro desencadeado por desequilíbrios emocionais, como o estresse ou vivência de traumas. Nesse caso, a perda dos pelos é rápida, com chances de progressão para a alopecia universal. Alopecia areata não é restrita a cabelos, essa queda de pelos pode ocorrer na barba, sobrancelhas e púbis.

Androgenético: ocorre com maior frequência entre homens e se manifesta na transição entre a puberdade e fase adulta. Como o próprio nome sugere, esse tipo de alopecia combina fatores genéticos e hormonais na região afetada.

Os fatores de crescimento para alopecia podem ser utilizados juntamente com o processo de microagulhamento, trará ótimos resultados.

 

Estrias

Estrias

As Estrias são causadas pelo estiramento excessivo da pele causando a “quebra” de fibras elásticas e colágenas.

A regeneração celular causada com o uso de fatores de crescimento juntamente com o microagulhamento regeneram as fibras de colágeno e elastina proporcionando a diminuição do calibre das estrias.

 

Cicatrizes de Acne

Cicatrizes de Acne

No processo de microagulhamento ocorre uma inflamação que induz a produção de colágeno, podemos aproveitar a abertura da pele causada pelos micro furos para adicionar os fatores de crescimento ao tratamento. Os Fatores de Crescimento são aplicados imediatamente após o término da sessão de Microagulhamento.

Os resultados são incríveis!

Esse procedimento irá proporcionar uma regeneração celular consistente e duradoura.

 

Tratamento de Mãos

Tratamento de Mãos

Você já viu aquelas mãos com a pele cansada e envelhecida?

Pois então, aproveite para experimentar um tratamento com dermaroller suave e adicione os fatores de crescimento.

Os resultados serão fantásticos após apenas algumas sessões de microagulhamento. Sua cliente vai adorar!

 

Quais tipos de profissionais podem trabalhar com fatores de crescimento

Terapeutas capilares, tricologistas, dermatologistas, esteticistas, fisioterapeutas dermato funcionais e biomédicos.

 

Microagulhamento sem Mistérios

Quer saber mais sobre os Fatores de Crescimento e também sobre as técnicas de Microagulhamento? Conheça o meu Curso Completo Online de Microagulhamento, onde você irá aprender protocolos para estrias, acne, calvície, celulite, mãos e muito mais. Todas as aulas são completas e foram gravadas a partir de tratamentos reais. Clique aqui ou na foto abaixo para maiores informações.

Microagulhamento sem Mistérios