O que é Colágeno?

Olá, você sabe o que é Colágeno? Sabe qual a importância dessa substância no nosso organismo? Se você tem alguma dúvida ou quer aprender um pouco mais sobre o colágeno, leia esse post até o final e não esqueça de deixar o seu comentário, ok?

O que é Colágeno?

image1

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, pode ser encontrada nos ossos, músculos, pele e tendões, onde forma um “andaime” para proporcionar força e estrutura.

O colágeno é cada vez mais utilizado para fins médicos e cosméticos, incluindo para ajudar na cicatrização e reparação de tecidos do corpo.

Curiosidades sobre o Colágeno

Existem pelo menos 16 tipos de colágeno, mas 80 à 90% do colágeno no corpo consiste de tipos I, II, e III.

Colágeno do tipo I (fibrilas longas) são mais fortes do que o aço, são encontrados em ossos, dentina, tendões, capsulas de órgãos e na derme.

Colágeno tipo II é mais abundante nas cartilagens.

Colágeno tipo III são amplamente distribuídos em muitos tecidos contendo colágeno tipo I. É particularmente abundante nos vasos sanguíneos e pode desempenhar um papel em tecidos com características elásticas.

O termo colágeno é derivado do Grego “kolla”, significando cola.

Colágeno dá à pele a sua força e estrutura, e também desempenha um papel na substituição das células mortas da pele.

A produção de colágeno diminui com a idade (como parte do envelhecimento intrínseco), e é reduzida por exposição a luz ultravioleta e outros fatores ambientais (envelhecimento extrínseco).

O colágeno em produtos médicos pode ser derivado de fontes humanas, de bovino, suíno ou de ovelhas.

 

Como podemos evitar a degradação do colágeno?

A melhor maneira de evita a perda do colágeno, é a prevenção.

O uso de um bom filtro solar é extremamente importante a partir dos primeiros anos de vida, é muito importante que a pessoa use um bom filtro solar assim como usa o creme dental, diariamente. A juventude da sua pele é tão importante quanto a brancura dos seus dentes.

Outras ações como evitar a exposição solar no período entre as 10:00 da manhã e 03:00 da tarde e usar óculos escuros para preservar o colágeno delicado ao redor dos olhos também é importante.

Além disso, não fumar, o fumo é extremamente prejudicial para a saúde da pele. Estudos sobre o hábito de fumar mostram que cada tragada leva mais de 4.700 substâncias tóxicas para dentro do organismo, diminuindo o colágeno e perdendo drasticamente o viço e a saúde da pele.

O sol e várias toxinas, como a poluição formam espécies de oxidantes que danificam o DNA, as membranas celulares e mais importante, danificam as fibras de colágeno.

O consumo de alto teor de açúcar também prejudica o colágeno.

 

Colágeno é bom para o tratamento da flacidez?

O colágeno é um dos principais componentes que dão firmeza e elasticidade à pele, e o consumo regular de colágeno hidrolisado ou colágeno em capsulas podem oferecer o aporte de nutrientes necessários para a síntese endógena desta proteína, no entanto, caso o corpo necessite desses nutrientes para outra função que ele considere mais importante, esses nutrientes serão “deslocados” da função de síntese de colágeno. Além disso, caso o corpo não tenha estímulos para a produção de colágeno, esses nutrientes serão utilizados em outros processos metabólicos. Vale ressaltar ainda, que além dos aminoácidos, o organismo precisa de outros nutrientes, como vitamina C, silício e zinco, para produzir colágeno.

 

Dicas valiosas para estimular a produção de colágeno na pele

image2

Consumir alimentos ricos em vitamina c como brócolis, kiwi, pimentão e frutas cítricas ajudam a manter as estruturas celulares que mantêm as fibras da pele forte e saudável.

Adicionar uma ou duas porções de proteína saudável para sua dieta todos os dias para ajudar a estimular a produção de colágeno e elastina.

A massa muscular do corpo, bem como o colágeno e elastina na pele são compostas de proteínas, alimentos saudáveis ricos em proteínas incluem tofu, nozes, sementes, leite e queijo cottage.

 

Tratamento estético eficaz para indução de colágeno

image3

O tratamento mais eficaz para indução de colágeno contra o envelhecimento é o microagulhamento.  Ele vêm sendo largamente utilizado por profissionais da área da estética trazendo resultados incríveis para as suas clientes.

No tratamento por microagulhamento é utilizado um dispositivo chamado dermaroller, é ideal para o tratamento não-cirúrgico e não-ablativo de diversas patologias da pele tais como o envelhecimento (rugas e linhas de expressão), cicatrizes de acne e alopécia.

Os estudos clínicos demonstraram que o microagulhamento é tão eficaz quanto os tratamentos ablativos, como o tratamento a laser, dermoabrasão, peeling químico e tão eficaz como tratamentos não-ablativos, como IPL (luz intensa pulsada), o laser de CO2, e Fraxel na estimulação de colágeno e elastina.

 

Ativos cosméticos para a estimulação do colágeno

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um componente natural da nossa pele. Fica localizado na derme, que é uma camada mais profunda da pele. Nessa mesma camada da pele encontramos também as fibras de colágeno e elastina. Enquanto as fibras são responsáveis por sustentação e elasticidade, o ácido hialurônico tem a função primaria de preenchimento.

É também conhecido cientificamente como Glicosaminoglicana e sua função, além de preencher, é garantir que a água fique mais tempo na pele. Tem alta afinidade com a água e consegue absorver grandes quantidades, mantendo nossa pele hidratada.

O ácido hialurônico é muito utilizado no microagulhamento trazendo suavidade das rugas e linhas de expressão.

Vitamina C

A vitamina C também age como um intensificador de deposição de colágeno e tem potente efeito estimulante na produção de colágeno e elastina.

A vitamina C combinada com o microagulhamento tem efeitos antioxidantes , despigmentantes e antiaging.

Fatores de crescimento

São os queridinhos quando se trata de microagulhamento, os fatores de crescimento agem através de dois fenômenos bem importantes:

Angiogênese: É a estimulação e o crescimento de novos vasos sanguíneos a partir daqueles já existentes.

Colagenogênese: o termo nos lembra de cola (colágeno). Os fatores de crescimento agem na formação de um novo colágeno, como também estimulam novos fibroblastos.

 

Quer saber mais sobre Microagulhamento?

Para você que precisa oferecer tratamentos de qualidade e ainda conquistar novas clientes com essa técnica inovadora e revolucionária, venha conhecer o meu Curso Online Completo de Microagulhamento, ele que já ajudou CENTENAS de alunas e alunos.

Além do curso com mais de 40 vídeo aulas, você terá acompanhamento personalizado e suporte integral no grupo do whatsapp e também terá avaliação e certificado.

Saiba muito mais clicando aqui ou na imagem abaixo.

Curso Online Microagulhamento