abril 17

Como fazer uma esfoliação corretamente

Nesse artigo eu quero te mostrar como remover as células mortas da pele em seu rosto e revelar uma pele mais suave e radiante.

Você só precisa entender como fazer isso da maneira correta.

Esfoliar regularmente, mas não muito, pode revelar uma pele mais saudável e brilhante.

Pense na esfoliação como o aspecto de limpeza profunda da sua rotina de cuidados com a pele. O sabonete facial para uso diário ajuda a livrar a pele da maquiagem, óleo e sujeira no nível da superfície que se acumulam ao longo do dia, enquanto um esfoliante realmente age para remover as células mortas da pele que se acumulam ao longo do tempo.

A esfoliação ajuda a afinar a pele, deixando-a mais limpa, suave, macia e radiante.

Além disso, a esfoliação abre caminho para que os cremes, séruns ou loções sejam absorvidos de maneira mais eficaz.

Depois que a camada superior da pele for removida, os produtos poderão penetrar mais profundamente na pele, o que com o tempo pode dar à pele um brilho muito mais jovem.

Que tipos de esfoliantes para uso na pele estão disponíveis?

Existem três tipos de esfoliação: esfoliantes físicos, esfoliantes mecânicos e esfoliantes químicos. Ambos fazem o trabalho, mas fazem isso de maneiras diferentes.

Como funcionam os esfoliantes físicos?

Os esfoliantes físicos funcionam removendo fisicamente as células com agentes “visíveis”. 

Os esfoliantes físicos contêm grãos ou nozes finamente moídos que, quando esfregados na pele, ajudam a remover as células mortas da pele e a diminuir o excesso de queratina.

Você pode esfoliá-las usando uma escova de limpeza, uma luva, um dispositivo de microdermoabrasão em casa ou apenas as pontas dos dedos.

O ato de esfoliar aumenta a circulação e deixa uma pele suave e viçosa.


Como funcionam os esfoliantes mecânicos?​​​​

Os esfoliantes mecânicos são equipamentos que causam lixamento na pele. Os aparelhos disponíveis para esse procedimento hoje em dia são: Peeling de Cristal e Peeling de Diamante.

Tanto o peeling de cristal como o peeling de diamante são mais fortes do que uma simples esfoliação.

É um equipamento que permite fazer uma micro-dermoabrasão na pele com cristais de óxido de alumínio, capaz de renovar as células da superfície da pele, reduzindo as rugas finas, diminuindo os poros dilatados e a oleosidade da pele.

Já no peeling de diamante, a ponteira é diferente do peeling de cristal, são depositados grânulos de diamante. Possui a mesma função do peeling de cristal, com a diferença de que o peeling de diamante é mais abrasivo tornando o procedimento mais profundo.

Como funcionam os esfoliantes químicos?

Os esfoliantes químicos, por outro lado, funcionam dissolvendo as células mortas da pele com ácido. Existem três famílias de ácidos a procurar na categoria de esfoliantes químicos: alfa hidroxiácidos (AHAs), beta hidroxiácidos (BHAs) e Poli hodroxiácidos (PHAs).

Os AHAs - como o ácido glicólico e o mandélico, que são os mais comuns, funcionam removendo as células mortas da pele através de agentes químicos com um ph abaixo do ph da pele.

Os AHAs são solúveis em água, enquanto os BHAs são solúveis em gordura, o que significa que conseguem ultrapassar a barreira lipídica mais facilmente. Isso torna os BHAs uma boa opção para tipos de pele oleosa e pessoas com pele propensa a acne . Procure o ácido salicílico, o BHA mais popular, em particular.

O ácido salicílico tópico com uma concentração de 1,5% aplicada duas vezes ao dia durante um mês pode ter uma melhora da acne facial em até 95%.

A família dos Poli hidroxiácidos é ideal para peles sensíveis e serve para rosácea. As moléculas são grandes, o processo é mais suave e superficial e penetra lentamente na pele. 

Nos poli hidroxiácidos podemos encontrar o ácido lactobiônico e a Gluconolactona.

Usando um esfoliante físico

Se você estiver usando um esfoliante físico, primeiro molhe o rosto e aplique uma quantidade do tamanho de uma bolinha para esfoliação. Massageie na pele com movimentos circulares e depois enxágue com água. Verifique também as instruções da embalagem.

Usando um esfoliante químico


Os esfoliantes químicos, por outro lado, geralmente são tratamentos usados a noite em casa ou em tratamentos com profissional da estética.  

Para os tratamentos em casa, os agentes químicos são usados em porcentagens baixas para não ocasionar malefícios à pele.

O uso dos peelings químicos com profissional, deverá antes passar por uma avaliação para saber qual é o melhor tipo de ácido, concentração e modo de uso para cada tipo e necessidade de pele.

Muito cuidados com esses procedimentos, pois tornam a pele mais sensível e há necessidade de aplicação de um filtro solar no mínimo fator 30 todos os dias, e repassá-lo de preferência ao longo do dia.


É possível esfoliar demais a pele?

Embora a esfoliação seja geralmente bem tolerada dependendo do produto e a frequência certa, não é seguro para pessoas com acne inflamatória ou rosácea

Essas pessoas devem consultar uma profissional antes de iniciar uma rotina de esfoliação, porque certos esfoliantes podem piorar essas condições.

Todos os demais devem ter cuidado também, pois a exfoliação excessiva pode ser severa para a pele e causar irritação.

A esfoliação diária pode ser bastante irritante e ressecar a pele. O recomendável é realizar a esfoliação uma ou duas vezes por semana.

Não há limite exato de quanto de esfoliação será demais, pois depende do seu tipo de pele e do esfoliante que você está usando.

Se aplicando um esfoliante em casa a pele apresentar vermelhidão após a esfoliação, se tornar excessivamente sensível e acompanhada por uma sensação de queimação, esses são sinais que você precisa reduzir.

O recomendável é que pessoas com pele sensível evitem escovas de limpeza e luvas esfoliantes ao usar esfoliantes físicos.

Os ácidos também não são totalmente seguros para os tipos de pele sensível, por isso é muito importante procurar profissional de estética.

Peeling Rose de Mer

Par quem trabalha na estética ou está iniciando na carreira agora, existe um método natural para aplicação em clientes que serve para todos os tipos de pele e inclusive para gestantes.

Se trata de um ativo natural que foi encontrado nas profundezas do mar do Oriente médio. A técnica e os produtos vêm de Israel e já estão sendo implementadas aqui no Brasil com o nome de Peeling Rose de Mer. 

O peeling Rose de Mer causa intensa descamação logo após o terceiro dia da aplicação e não causa intercorrências, por ser natural.

Para saber mais detalhes de como aplicar a técnica do Peeling Rose de Mer, clique no link abaixo:

Se gostou, compartilhe!

Tags


You may also like

Esteticista já pode injetar substâncias sem o uso de agulhas

Desidratação Epidérmica: Por que isso acontece?