Como usar o Ácido Salicílico no combate a acne e oleosidade

O Peeling de Ácido Salicílico é um peeling superficial, eficaz no tratamento de problemas de pele como acne, manchas causadas pela acne, redução da oleosidade e de poros dilatados.

O peeling de ácido salicílico pode ser aplicado tanto no rosto como em outras regiões como costas e parte superior do peito. Este peeling funciona quebrando as ligações que mantêm as células da pele unidas, resultando na eliminação do excesso de queratina ou descamação da pele.  Desta forma, também deixa a pele mais brilhante e lisa, diminui o surgimento de comedões fechados e muito mais.

Os peelings de ácido salicílico possuem diferentes concentrações. A profissional de estética pode decidir a concentração mais adequada para uma determinada área do corpo.

O ácido salicílico pode ser usado em cabine para aplicação de peeling profissional ou usado em produtos da linha home care para os cuidados diários.

A concentração usual em produtos home care que vão desde sabonete a cremes faciais podem ter a concentração de 1 a 2% do salicílico.

A aplicação para um peeling de ácido salicílico em cabine pode variar bastantes, iniciando em 10% com 10 minutos de aplicação. A cliente irá sentir queimação nos 3 primeiros minutos e depois essa queimação cessa e o ácido deverá permanecer na pele por até 10 minutos sendo neutralizado em seguida com água.

Quando o ácido salicílico é aplicado em cabine numa concentração maior do que 10%, é necessário que a profissional de estética se atente ao processo de frosting.

Frosting ou frost 

É a penetração maior do ácido podendo ocorrer coagulação de proteínas e queimaduras locais.

Quanto mais profundo for o peeling, mais intenso e mais rápido será a formação do frost.

Assim que ocorre grande hiperemia local e começar o surgimento de uma cor esbranquiçada, quer dizer que chegou a hora de neutralizar.

Níveis de frost

A formação de frosting apresenta 3 níveis:

Nível 1: Forma-se eritema na pele e frost delicado, apresenta-se com aspecto rendilhado.

O frost de nível 1 pode ocorrer nos peelings superficiais porque a pele já está sensibilizada, assim que surgir, a neutralização deve acontecer imediatamente.

O frost de nível 1 nos peelings superficiais são mais pontuais, geralmente não ocorrem numa área tão grande.

Nível 2: Ocorre um aspecto branco compacto com um fundo rosa.

Ocorre no peeling de nível médio. O nível 2 apresenta-se no meio da imagem a seguir:

Nível 3: O aspecto é branco sólido e compacto que não permite ver o fundo, a crosta desse tipo de frost é muito compacta e ocorre no peeling profundo.

Será que o Peeling de Ácido Salicílico é adequado para o Seu Tipo de Pele?

Um Peeling de Ácido Salicílico é adequado para todos os tipos de pele. Se você está sofrendo de acne e marcas que foram deixadas pela acne, o ácido salicílico é o peeling certo para sua pele. Mulheres grávidas ou amamentando e pessoas que sofrem de acne severa não devem optar por este peeling.

Agora, se você ou sua cliente apresentam alergia ao ácido acetil salicílico este peeling não poderá ser utilizado.

Os benefícios do tratamento de peeling com ácido salicílico

Aqui está uma lista dos muitos benefícios que este peeling químico versátil oferece porque é eficaz no controle da produção de sebo:

Ajuda na redução da acne

Desobstrui os poros abertos

Remove as células mortas e o excesso de queratina

Reduz a opacidade da pele

Esfolia a pele danificada pelo sol

Diminui as manchas de idade

Diminui a vermelhidão e inflamação pós-acne

Ilumina a pele ao resolver os problemas acima.


Na aplicação do peeling em cabine é importante limpar e desengordurar a pele para garantir uma boa penetração do salicílico.

Assim que ocorrer a neutralização do peeling, você poderá notar uma leve vermelhidão na pele, que diminuirá com o uso de compressão fria ou pode desaparecer em algumas horas.

Sentir uma leve sensação de coceira e formigamento por alguns minutos pós procedimento é normal e temporário.

A profissional deverá aplicar protetor solar para proteger a pele do sol.

Algumas instruções pós-tratamento devem ser recomendadas para a cliente.

É necessário seguir com atenção, usando sempre um bom protetor solar, evitando ao máximo a exposição ao sol, não cutucando a pele descascada, usando um bom hidratante e não se exercitando por 24 horas após o tratamento para não aumentar o fluxo sanguíneo.


Tempo de recuperação após o tratamento com peeling salicílico

Não há tempo de inatividade envolvido. No entanto, pode-se sentir uma leve secura e repuxamento da pele que pode ser tratada com um creme hidratante se preferir.

Assim que o tratamento for concluído, levará cerca de 3-4 semanas para sentir a melhora na textura da pele. Após a descamação, será possível observar que o aparecimento das marcas de acne e pústulas diminui visivelmente.

No entanto, este tratamento requer várias sessões, dependendo da gravidade da condição de pele. O ideal é aplicar este peeling por 4 a 6 sessões com concentração de 10%.

O intervalor entre as sessões pode ser feitos uma vez a cada 3 ou 4 semanas. Será possível notar que a pele parece mais brilhante do que antes de iniciar com o tratamento.

 

Precauções a serem tomadas ao fazer um peeling com ácido salicílico

Certifique-se de que o cliente não faça a barba no mesmo dia, não usar máscaras, esfregar ou esfoliar pelo menos 72 horas antes de aplicar o peeling.

É preciso evitar bronzeamento e exposição ao sol durante o tratamento de peeling. Idealmente, evite depilar uma semana antes e depois do procedimento.

É preciso evitar o uso de buchas, máscaras faciais, produtos com ácido glicólico ou láctico e Vitamina A.

Não aplicar dermoabrasão antes e após o tratamento.

Se a cliente tiver com herpes ativa, somente depois de se recuperar.

Sempre faça uma entrevista e preencha uma ficha de anamnese para saber sobre antecedentes alérgicos, doenças de pele ou uso de medicamentos.

Peeling de ácido salicílico Vs Peeling de ácido glicólico

A diferença entre um Peeling de Ácido Salicílico e um Peeling de Ácido Glicólico são as seguintes:

Peeling de ácido salicílico

Peeling de ácido glicólico

É um beta hidroxiácido

É um alfa hidroxiácido

Eficaz no tratamento da acne

Usado principalmente para remover hiperpigmentação

Este ácido penetra nos folículos pilosos

O ácido glicólico penetra mais rápido na pele

Este ácido é solúvel em gordura e por isso é bem indicado para peles oleosas

Este ácido é solúvel em água

Qual é o melhor produto para você ou sua cliente usar em casa durante o tratamento com peeling?

O peeling de ácido salicílico é muito indicado para uma pele oleosa e acneica certo?

Então o produto ideal deve conter ativos que tratam cicatrizes de acne, promova clareamento e controle da produção de sebo.

A fórmula em sérum é ideal para este tipo de pele.

Clique abaixo para fazer o seu pedido.

Publicidade Google

Sobre a autora

Cris Marques é esteticista, cosmetóloga formada pelo SENAC e professora de estética com mais de 18 anos de experiência. Criadora de 18 cursos profissionalizantes que já formaram mais de 22.000 alunas no Brasil e em diversos países.

DOWNLOAD GRATUITO

E-BOOK: 5 PROTOCOLOS ESTÉTICOS EFICIENTES E ECONÔMICOS

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo a empresa ESTETICISTA COMO VOCÊ LTDA  a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Publicidade Google

Precisa de Ajuda?