Conheça os benefícios da drenagem linfática

Nesse artigo você irá aprender sobre os benefícios da drenagem linfática para o nosso organismo, como essa técnica funciona e como devemos preparar e executar uma sessão de drenagem linfática.

 

Origem da Drenagem Linfática

A drenagem linfátia é uma técnica específica de massagem, introduzida pelo Dr. Emil Vodder (Alemanha) e mais recentemente  por Albert Leduc (Bruxelas).

Um dos benefícios da drenagem tem por finalidade diminuir os excessos de líquidos e os resíduos metabólicos por meio de manobras nas vias linfáticas e nos linfonodos.

 

Preparação para a drenagem linfática

Para se obter todos os benefícios da drenagem linfática, nós profissionais da área devemos aplicar a técnica de maneira científica.

É condição obrigatória o conhecimento da anatomia do sistema linfático, bem como a sequência de manobras para os diversos segmentos corporais,  seguindo a localização das vias linfáticas e linfonodos.

 

Aplicação da drenagem linfática

A drenagem linfática é aplicada de uma forma delicada e leve que favoreça o fluxo linfático. Baseia-se em movimentos leves, rítmicos e constantes, tocando apenas a pele, com uma pressão quase imperceptível.

Sendo toque tão suave, a paciente pode percebê-lo como inútil, mas após duas a três sessões, seus benefícios podem ser notados. Uma sessão de drenagem linfática dura pelo menos uma hora para se obter todos os benefícios.

 

Falando um pouco sobre anatomia do sistema linfático

Ao contrário do sangue, a linfa não é bombeada pelo coração, movendo-se lentamente devido à estimulação das contrações dos músculos.

A linfa é um líquido que flui por todo o nosso corpo dentro dos vasos linfáticos, coletando resíduos e toxinas que não podem ser absorvidos através dos vasos  e capilares sanguíneos. Em certos pontos, chamados linfonodos, a linfa é filtrada.

Linfonodos são encontrados por vários pontos do nosso corpo, dentre eles:

Virilha, axilas e pescoço, na região subclavicular e infraclavicular, o principal ponto de drenagem para o nosso corpo.

 

Benefícios da drenagem linfática facial

Benefícios da Drenagem Linfática Facial

A drenagem linfática facial começa a partir do pescoço ,na região supraclavicular,  a partir deste ponto inicial e terminal.

Segue para as orelhas, e vai subindo em diração ao centro do rosto e para as áreas laterais, sempre terminando com uma leve pressão sobre as regiões pré e pós auricular.

O acabamento nesta área é da testa para o pescoço.

Os benefícios da drenagem linfática facial são inúmeros, dentre eles estão:

Na recuperação de cirurgias plásticas, edemas, hematomas, cicatrização, olheiras e inchaços.

 

Benefícios da drenagem linfática corporal e seus movimentos

Nas mãos e nos braços, a pressão intermitente deve ser feita para a axila, sempre começando de proximal para distal.

Nas pernas, movimentos leves e intermitentes devem ser feitos na área da virilha e do joelho em direção às coxas.  A massagem é terminada na área inguinal.

Os movimentos devem ser suaves, repetitivos, sem arraste de pele, com círculos fixos ou semicírculos e também, o uso de um movimento chamado bracelete.

Pode-se utilizar uma mão sobre a outra para realizar os círculos fixos ou mesmo uma mão ao lado da outra.

A drenagem linfática corporal proporciona resultados significativos na recuperação de cirurgias plásticas como: abdominoplastia, mamoplastias redutoras ou de aumento e lipoaspiração.

Outros benefícios da drenagem são: diminuição de edemas, fibroses, hematomas, promove uma boa cicatrização e  estimula a capacidade das células de regenerar e reparar os tecidos.

 

Benefícios da drenagem linfática utilizando-se das manobras de massagem drenante

Drenagem Linfática no tratamento da celulite

A massagem drenante é uma  técnica de massagem que estimula os gânglios linfáticos com movimentos de deslizamentos e bombeamentos, as manobras “imitam” o fluxo do sistema linfático, utilizando-se de cremes para tratamentos de celulite, sintomas da TPM, inchaços, cansaço nas pernas, relaxamento da musculatura e alívio de dores.

 

Principais Benefícios

Celulite

►  Contra a celulite: Celulite aparece quando as células de gordura comprimem os vasos linfáticos, tornando difícil o fluxo linfático.

Se a intervenção não é rápida, o tecido se enche de líquidos e toxinas e os depósitos de gordura tendem a tornar-se mais profundos, produzindo a “casca de laranja”.

Quando a celulite está em seus estágios iniciais, é fácil ativar o fluxo dos resíduos acumulados e resolver definitivamente o problema.

Normalmente, apenas três meses (por exemplo, fevereiro, março e abril) são suficientes para obter resultados satisfatórios.

Inchaço nas pernas

► Pernas inchadas, pesadas e edematosas, a linfa flui da periferia dos membros para o centro.

Quando, não importa qual razão este caminho é interrompido, o fluxo da linfa fica comprometido e devido à ação da gravidade inunda os tecidos dos pés e causando inchaço.

A massagem drenagem ajuda a linfa para completar sua rota e é o tratamento de mais eficaz. Entre  3 a 4 semanas, o problema é melhorado.

Se é crônico, o médico irá apontar a freqüência ideal da massagem.

Gravidez

► Gravidez: A massagem drenante é muito eficaz para gestantes.

As alterações hormonais durante a gravidez aumentam a retenção de líquidos e uma diminuição do tônus da veia e dos vasos linfáticos.

A drenagem ou a massagem drenante pode ser iniciada começando com o terceiro mês de gravidez completo, mediante autorização médica e feita até o término da gestação.

Também é eficaz contra o inchaço que ocorre em muitas mulheres alguns dias antes da menstruação. Neste caso, a massagem tem efeito imediato.

Acne e Rosácea

► Acne e rosácea: Nos casos de acne, a pele está inflamada, acompanhada geralmente por líquido retido entre as células da pele.

O efeito depurativo e drenante desta técnica diminui gradualmente a inflamação e os edemas, favorecendo uma melhora mais rápida.

Rosácea é uma alteração da circulação periférica do rosto, especialmente nas bochechas, nariz e queixo. Com o tempo, o rubor torna-se permanente.

Se a condição está na fase inicial, a drenagem linfática ou a massagem drenante pode corrigi-la, mas se está em um estágio avançado, apenas melhora a aparência e atenuam os sintomas da pele.

Em média, após 15 sessões pode-se verificar a reação da pele a este tratamento, quando mesmo a cura total pode ser alcançada.

 

ATENÇÃO: Para uma massagem drenante facial em peles acneicas ou lipídicas, deve-se utilizar-se de cosméticos com bases leves, como séruns ou géis que contenham ativos calmantes ou secativos para esta finalidade.

Por exemplo: Hamamélis, azuleno, arnica, própolis, melaleuca, calêndula, própolis e etc.

 

Viu só como é importante conhecer a Drenagem Linfática a fundo?

Bom, espero que você tenha gostado desse artigo, deixe o seu comentário abaixo do post para eu saber se esse conteúdo foi relevante para você.

Agora que você já viu como é importante conhecer a fundo a Drenagem Linfática e se você quer se sentir mais segura para trabalhar com Drenagem Linfática no Pós Operatório e também quer aprender uma técnica de Massagem Drenante que irá te ajudar a conquistar clientes fieis o ano inteiro, precisa conhecer o meu Curso Online de Drenagem Linfática, para isso clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais.

capa-curso-drenagem