Disidrose - Um problema de pele muito frequente - Esteticista Como Você

Disidrose – Um problema de pele muito frequente

O que é Disidrose e como tratá-la?

Hoje eu quero te passar algumas informações sobre um problema de pele cada vez mais comum e que ocorre principalmente nas mãos e nos pés.

Estou falando da Disidrose. Aproveite essas informações e caso você identifique esse problema da sua cliente pode orientá-la a procurar um médico dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Lembre-se de deixar o seu comentário ao final desse artigo, ok?

Boa leitura!

 

Definição

A disidrose, também conhecida como eczema disidrótico, é uma condição da pele na qual bolhas muito pequenas e cheias de líquido aparecem nas palmas das mãos e nas laterais dos dedos. As solas dos pés também podem ser afetadas.

As bolhas que ocorrem na disidrose geralmente duram cerca de três semanas e causam coceira intensa. Uma vez que as bolhas da disidrose secam, ocorre descamação na pele.

As bolhas geralmente se repetem em ciclos, às vezes antes que sua pele se cure completamente das bolhas anteriores.

O tratamento para a disidrose na maioria das vezes inclui cremes ou pomadas que são aplicadas na pele afetada.

Em casos graves, seu médico pode sugerir comprimidos de corticosteróides, como prednisona, ou ainda injeções.

 

Sintomas

As bolhas associadas à disidrose ocorrem mais comumente nas laterais dos dedos e nas palmas das mãos. Às vezes, as solas dos pés também podem ser afetadas.

As bolhas são geralmente pequenas, aproximadamente a largura de uma ponta de caneta bic e ficam agrupadas em cachos.

Em casos mais graves, as pequenas bolhas podem se fundir para formar bolhas maiores. A pele afetada pela disidrose pode ser dolorosa e com muita coceira irritante.

Quando as bolhas secam e se desprendem, o que ocorre em cerca de três semanas, a pele no local pode ficar vermelha e bem sensível.

A disidrose tende a recorrer regularmente por meses ou anos.

 

Quando marcar uma consulta médica?

Quando ocorrer uma erupção nas mãos ou nos pés que não desaparece sozinha é preciso agendar uma consulta para ter certeza do diagnóstico da disidrose.

 

Causas

A causa da disidrose é desconhecida. Pode estar associada a um distúrbio cutâneo semelhante denominado dermatite atópica, bem como algumas condições alérgicas.

As erupções podem aparecer frequentemente em pessoas com alergias nasais.

 

Fatores de risco

Fatores de risco para disidrose incluem:

A disidrose parece ser mais comum em momentos de estresse emocional ou físico.

 

Exposição a certos metais

Estes incluem cobalto e níquel – geralmente em um ambiente industrial.

 

Pele sensível

As pessoas que desenvolvem uma erupção cutânea após o contato com substâncias irritantes têm maior probabilidade de apresentar disidrose.

 

Eczema atópico. Algumas pessoas com alterações na barreira epidérmica podem desenvolver eczema disidrótico.

 

Complicações

Para a maioria das pessoas com disidrose, é apenas uma inconveniência com prurido (coceira).

Para outros, a dor e a coceira podem limitar o uso de suas mãos ou pés. O ato intenso de coçar pode aumentar o risco de infecções por bactérias no local afetado.

 

Prevenção

Como a causa da disidrose é geralmente desconhecida, não há maneira comprovada de prevenir essa condição. Você pode ajudar a evitar a disidrose, controlando o estresse e evitando a exposição a alguns metais, como cobalto e níquel.

Alguns cuidados com a pele podem prevenir o aparecimento da disidrose.

Incluem:

  • Usar sabonetes suaves e água morna para lavar as mãos e secar bem as mãos
  • Hidratante regularmente
  • Uso de luvas

 

» Dica da Cris:

Ao receber alguma cliente com esses sintomas e perceber que é disidrose, pode indicar o uso de loção com uréia que é um potente hidratante e umectante e a loção permeia mais facilmente na pele do que o creme.

A hidratação constante da pele é se suma importância para amenizar o problema.

 

Bem, termino esse artigo por aqui e espero que tenha te ajudado de alguma forma. Aproveitando que você está aqui, que tal conhecer um pouco mais sobre o Jato de Plasma?

Esse procedimento é extremamente eficiente e dentro desse curso eu ensino um método que pode fidelizar a sua cliente quase que instantaneamente, já na primeira sessão.

Eu desenvolvi um método que já ajudou e ainda ajuda milhares de alunas a conseguir resultados fantásticos com apenas uma única aplicação, clique no link abaixo

Mais informações