Efeitos Nocivos da Exposição ao Sol

Todos nós gostamos bastante de curtir um dia ensolarado, mas você conhece os efeitos nocivos da exposição ao sol ?

O principal fator de risco para queimaduras solares, envelhecimento prematuro da pele, danos à pele e câncer de pele é a exposição à luz ultravioleta do Sol . Mais de 90% dos cancros (tumores) de pele são causadas por exposição ao sol. O uso de câmaras de bronzeamento e lâmpadas de bronzeamento também aumenta o risco de danos à pele e câncer de pele.

O risco de danos à pele e câncer de pele está relacionado com o número de queimaduras solares que uma pessoa experimenta ao longo de sua vida. As seguintes características físicas também aumentam os riscos de queimaduras solares, os danos à pele, e câncer de pele:

  • Pessoas que possuem cabelos loiros ou ruivos naturais
  • Pessoas que têm olhos azuis ou verdes
  • Pele muito clara

O risco de danos à pele e câncer de pele é maior em pessoas com pele mais clara. No entanto, as pessoas que têm pele mais escura também devem proteger-se do sol para reduzir a exposição da vida aos raios UV prejudiciais e ajudar a prevenir os danos da pele e câncer de pele. O número de câncer de pele ocorre com maior incidência em pessoas mais velhas e em homens.

Pinta na Pele | Efeitos Nocivos da Exposição ao Sol

Pessoas com pintas ou manchas castanhas de tamanhos grandes e irregulares devem ficar atentas.

Certos medicamentos (por exemplo, antibióticos, antidepressivos, medicamentos contra acne [retinóides]) podem aumentar a sensibilidade ao sol .  Os pacientes devem falar com um médico sobre os medicamentos que podem tornar a pele mais sensível ao sol.

Ter um membro da família com câncer de pele aumenta o risco para a doença em adultos e também em crianças. É importante saber o que procurar e como monitorar a pele por mudanças significativas, como por exemplo, pintas assimétricas e feridas que não cicatrizam normalmente.

Efeitos Nocivos da Exposição ao Sol

O primeiro e mais óbvio sintoma de queimadura solar é  a vermelhidão da pele . Outros sintomas perceptíveis incluem dor aguda e sensação de calor que irradiam a partir da superfície da pele. Dor e desconforto frequente pioram por algumas horas após a exposição ao sol e a última de 12 a 48 horas.

Pequenas bolhas, que podem ser imperceptíveis, podem formar e levar a descamação da pele de alguns dias após a exposição. Queimaduras graves podem produzir bolhas maiores. Os pacientes não devem abrir ou estourar essas bolhas, pois isso pode aumentar o risco de infecção .

 

Sintomas

Outros sintomas menos comuns de queimadura solar incluem cólicas abdominais, fraqueza, sintomas de gripe, febre, calafrios, dor de cabeça, e  pulso rápido. Estes sintomas também podem ser sinais de estresse por calor ou insolação .

A infecção é uma complicação grave da queimadura solar , que requer tratamento médico imediato. Sinais de infecção incluem vermelhidão crescente, febre, ou um mau cheiro da pele.

Outros sintomas decorrentes dos efeitos nocivos da exposição ao sol que requerem tratamento imediato em uma criança que tem queimaduras solares incluem o seguinte:

  • Confusão
  • Desmaio
  • Dor de cabeça
  • Náusea
  • Empolamento grave
  • Dor forte
  • Vômitos

 

Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário abaixo! Isso irá me ajudar a produzir mais conteúdo relevante para você.

Aproveite também e conheça o meu Curso Online de Drenagem Linfática. Basta clicar aqui ou no banner abaixo:

capa-curso-drenagem