janeiro 24

Estrutura e Funções do Tecido Adiposo

Escrevi este artigo para que você possa entender um pouco mais sobre os temíveis adipócitos ou Tecido Adiposo e suas respectivas funções.

Boa leitura!

 

Definição do Tecido Adiposo

Por definição é um tecido conectivo fibroso solto embalado com muitas células (chamados adipócitos) que são especializados no  armazenamento de triglicerídeos mais comumente referido como “gorduras”.

Cada célula adipócito é preenchido com uma única gota grande de triglicerídeo (gordura). Como este ocupa a maior parte do volume da célula, o seu citoplasma , núcleo , e outros componentes são empurradas no sentido dos bordos da célula – que é delimitado pela membrana de plasma (também conhecido como ” membrana de célula “).

 

Definição de um adipócito

Tecido Adiposo | Definição de um Adpócito

Um adipócito é uma célula animal cuja função particular é o armazenamento de triglicerídeos (gorduras). Como o triglicerídeo é armazenado em uma grande área central do citoplasma dos adipócitos, seus núcleos estão localizados perifericamente.

Os adipócitos também produzem peptídeos antimicrobianos que ajudam o organismo a proteger-se contra infeções bacterianas e de outros patógenos.

 

As Funções do tecido adiposo

  • Atua como uma camada de isolamento , ajudando a reduzir a perda de calor através da pele;
  • Ele também tem uma função de proteção contra traumatismos dos órgãos importantes, como por exemplo os rins;
  • É também um meio de armazenamento de energia .
  • O alimento que é excesso às exigências do corpo é convertido na gordura e armazenado dentro do tecido adiposo.

 

Onde está localizado o tecido adiposo no corpo?

O tecido adiposo forma uma camada grossa sob a pele , em torno dos rins e nas nádegas. Mais geralmente, encontra-se nas mesmas posições em todo o corpo como tecido areolar.

Tecido areolar é um tecido conjuntivo frouxo que consiste de uma malha de colágeno, tecido elástico, e fibras reticulares – com muitas células do tecido conjuntivo entre a malha de fibras.

 

Alguns exemplos específicos das localizações do tecido adiposo incluem:

  • Camada subcutânea profunda da pele
  • Em torno do coração
  • Em torno dos rins
  • Na medula amarela dos ossos longos
  • Nos enchimentos nas articulações
  • Posterior ao globo ocular.

 

Aproveitando que você chegou até aqui, que tal conhecer um pouco mais sobre o Curso Online Completo de Drenagem Linfática? O Curso tem módulos de massagem drenante, massagem relaxante, Pós operatório Facial, Pós Operatório Corporal e Gestantes. Mais informações, CLIQUE AQUI no na imagem abaixo.

Post-Facebook-1

Conheça todos os meus cursos

Espero que tenha gostado desse artigo, para se tornar ESPECIALISTA EM ESTÉTICA, conheça todos os cursos que eu ofereço. Eu já consegui ajudar mais de 10.000 alunas e alunos.


Se gostou, compartilhe!

Tags


You may also like

Como usar o Ácido Salicílico no combate a acne e oleosidade

É possível ter uma pele de porcelana seguindo esses passos