Impetigo: Saiba tudo sobre essa patologia | Esteticista Como Você

Impetigo: Saiba tudo sobre essa patologia

Olá!

Aqui é a Cris Marques do portal Esteticista como você e eu trouxe este artigo para auxiliar nos seus estudos e conhecimentos.

É importante ficar por dentro das doenças de pele mais comuns, dessa forma você poderá orientar a sua cliente ou qualquer pessoa próxima que apresente essas doenças de pele.

Deixe o seu comentário ao final desse artigo e me conte se te ajudou de alguma forma!

Boa leitura.

 

Você sabe o que é Impetigo?

 

Impetigo é uma erupção cutânea causada por bactérias, é uma doença de pele comum e altamente contagiosa.

Isso afeta principalmente crianças e bebês. Mas pessoas de qualquer idade podem obtê-lo do contato com alguém que está infectado.

No caso das crianças, afeta principalmente de 2 a 5 anos de idade.

A maior parte do impetigo é causada pela bactéria Staphylococcus Aureus, mas pode ser causada também pela bactéria do Streptococo do grupo A.

A infecção geralmente não é grave, mas às vezes complicações podem se desenvolver.

Antibióticos tópicos geralmente curam o impetigo em 7 a 10 dias.

Ele também pode melhorar sozinho em 2 a 4 semanas, mas se a pessoa que adquiriu a doença não tomar antibióticos pode ter um risco maior de desenvolver complicações.

 

Como aparece o impetigo?

A infecção é causada nas camadas mais externas da pele, na epiderme.

Esta erupção cutânea aparece como feridas ou bolhas castanhas e crocantes ao redor da área do nariz, boca, braços e pernas.

A infecção geralmente começa em pequenos cortes, picadas de insetos ou erupções cutâneas, como eczemas ou em qualquer lugar que há uma porta de entrada para as bactérias, mas também pode ocorrer em pele saudável.

Quando a pele está saudável e é infectada chamamos de impetigo primário, quando o impetigo é causado numa pele ferida é chamado de secundário.

Impetigo é uma doença antiga. O nome remonta à Inglaterra do século 14 e vem da palavra latina impetere, que significa “atacar”. Ataque parece um nome apropriado para essa infecção facilmente disseminada.

 

Contágio

As feridas abertas são altamente contagiosas, com coceira e às vezes dolorosas. Coçar as feridas pode espalhar a infecção de um lugar em sua pele para outro, ou para outra pessoa.

A infecção também pode se espalhar por qualquer coisa que uma pessoa infectada toque, ou seja, toalhas ou outros objetos.

Por se espalhar tão facilmente, o impetigo também é chamado de “doença escolar”. Ele pode se espalhar rapidamente de criança para criança em uma sala de aula ou creche, onde as crianças estão em contato próximo. Pela mesma razão, também se espalha facilmente nas famílias dessas crianças.

A higiene é fundamental para controlar a disseminação do impetigo. Se você ou seu filho tem impetigo, você precisa lavar e desinfetar tudo o que a infecção possa ter contato, incluindo roupas, roupas de cama, toalhas, brinquedos ou equipamentos esportivos.

Tratamento

O tratamento do impetigo é feito com cremes ou loções antibióticas e, nos casos mais graves, com antibióticos orais.

Os antibióticos tópicos geralmente podem eliminar o impetigo em dias, e encurtar o tempo do contágio da doença.

Um problema global

O impetigo é uma doença global que se manteve nos níveis de incidência nos últimos 45 anos. Estima-se que 162 milhões de crianças em todo o mundo têm impetigo a qualquer momento.

As bactérias prosperam em condições quentes e úmidas. Assim, o impetigo tende a ser sazonal, com pico no verão e outono nos climas do norte. Mas em climas quentes e úmidos, pode ocorrer durante todo o ano.

O impetigo é mais prevalente nos países em desenvolvimento e nas áreas pobres dos países industrializados. Uma revisão de 2015 do impetigo encontrou a maior incidência nos 14 países da Oceania. Esse mesmo estudo recomendou que mais pesquisas e mais atenção seja dada ao impetigo como problema de saúde pública.

 

Sintomas comuns de impetigo

Manchas avermelhadas na pele, geralmente agrupadas em torno do nariz e dos lábios, são o primeiro sinal do tipo mais comum de impetigo.

As feridas rapidamente se transformam em bolhas, escorrer e estourar e formar uma crosta amarelada. A crosta é frequentemente descrita como cor de mel. Os aglomerados de bolhas podem se expandir cobrindo a pele no local afetado.

As feridas causam coceira e às vezes são dolorosas. Após a fase de crosta, eles deixam marcas vermelhas que desaparecem sem deixar cicatrizes.

Os bebês geralmente têm um tipo de impetigo menos comum, com bolhas maiores ao redor da área da fralda ou nas dobras cutâneas. Essas bolhas cheias de fluido logo estouram, deixando um uma pele escamosa em formato de aro chamado de colarinho.

Impetigo pode ser desconfortável. Ocasionalmente, pode envolver glândulas inchadas na área do surto. Febre e glândulas inchadas podem ocorrer em casos mais graves

Agora que você sabe o que é impetigo, este artigo pode te ajudar a diagnosticar a doença e no caso de alguém próximo, seja da sua família ou cliente apresentar esses sintomas encaminhe para um médico.

Se você gostou dessa matéria deixe os seus comentários logo abaixo, eu vou gostar muito.

Conheça os cursos disponíveis do portal Esteticista como você e venha fazer parte da nossa turma, acesse www.esteticistacomovoce.com.br/cursos.