Acantose Nigricans: Você sabe o que é isso? | Esteticista Como Você

Acantose Nigricans: Você sabe o que é isso?

Você sabe o que é Acantose Nigricans?

Leia essa matéria e fique por dentro!

A Acantose Nigricans é um sintoma comum de algumas doenças e síndromes, e tem como características o que chamamos de hiperpigmentação verrugosa (formação de placas mais escurecidas e grossas) da pele, geralmente com textura aveludada. Tais lesões podem aparecer em vários locais do corpo, especialmente na forma de manchas escuras no pescoço, axilas, virilha e mucosas como os lábios, a área periocular (em torno do olho) e o ânus.

Causas

Como já descrito, a Acantose Nigricans é subdividida em dois tipos. Abaixo, você poderá entender melhor o motivo de cada uma ocasionar essa condição de pele na pessoa. Dentre as principais causas temos:

 

Obesidade

Causa mais frequente dessa disfunção, a Acantose Nigricans pode aparecer por conta do excesso de insulina que há no sistema sanguíneo do indivíduo obeso. No processo normal do organismo, quando uma pessoa come, o corpo transforma carboidratos em moléculas de açúcar, como a glicose. Diante disso, o hormônio da insulina tem a função de permitir a entrada da glicose nas células, de modo que elas possam utilizá-la para a sua energia.

As pessoas acima do peso, conforme o tempo vai passando, tendem a desenvolver resistência à insulina, o que acaba fazendo com que o corpo não utilize corretamente o hormônio. Assim, a insulina se acumula no organismo e faz com que as células da pele se reproduzam de uma forma muito rápida, causando o escurecimento da epiderme – camada mais externa da pele.

Genética

A condição é repassada através de um padrão autossômico dominante, ou seja, mesmo que apenas um dos pais do paciente possua o gene defeituoso, há a chance de ele desenvolver essa disfunção da pele. Apesar dessa constatação, são raros os casos em que a Acantose Nigricans acontece por conta de um gene defeituoso herdado dos pais.

Uso de certos medicamentos e suplementos

O uso contínuo de alguns tipos de substâncias pode causar manchas escuras em determinadas áreas do corpo, como as pílulas anticoncepcionais, hormônios do crescimento, medicamentos que controlam a tireoide e até mesmo alguns suplementos de musculação. Isso se deve ao fato de essas drogas aumentarem o nível de insulina do corpo do paciente.

Desordem hormonal

A Acantose Nigricans pode ser associada também com algumas síndromes e/ou disfunções hormonais, tais como:

• Síndrome do ovário policístico: essa condição afeta a forma de trabalhar dos ovários, o que acaba causando em períodos menstruais irregulares, infertilidade, acne e ganho de peso;
• Síndrome de Cushing: sintomas como ganho de peso, manchas negras e estrias são causados pelo alto nível do hormônio cortisol no corpo;
• Acromegalia: condição que faz com que haja um aumento significativo da secreção do hormônio do crescimento, causando um crescimento excessivo de diversos tecidos do corpo;
• Hipotireoidismo: acontece quando a glândula tireoide não produz hormônio o suficiente, ocasionando sintomas como ganho de peso e cansaço.

Câncer

Se as manchas escuras características da Acantose Nigricans aparecem de forma muito rápida em seu corpo, talvez isso possa ser um sinal de algum câncer, como o de estômago. Por ser uma condição rara, ela tende a afetar as pessoas de meia idade ou idosos, e as manchas são mais graves, podendo aparecer também na boca, língua e lábios.

Tratamento

Um indivíduo deve visitar seu médico se o mesmo notar qualquer alteração na pele – especialmente se houver uma mudança repentina nela. Isso é importante, especialmente porque muitas mudanças na pele são causadas por condições subjacentes que são tratadas melhores quando se inicia o tratamento o mais rápido possível. Acantose nigricans não é uma condição que ameaça a vida, no entanto, altos níveis de insulina, por exemplo, podem ser uma condição conhecida como hiperinsulinêmica que, em casos muito extremos, pode levar à hipoglicemia. A hipoglicemia pode levar ao choque de insulina, coma e até a morte.

Seu médico pode diagnosticar a acantose nigricans observando apenas a condição da pele. Em alguns casos incomuns, uma biópsia de pele pode ser necessária.

Se não houver uma razão clara para o aparecimento da acantose nigricans, provavelmente será necessário procurar uma doença que tenha esses mesmos sintomas. O médico normalmente solicitará exames de sangue, uma endoscopia ou outras radiografias para eliminar a causa de diabetes ou câncer.

A procura de câncer é normal, especialmente quando os sintomas são encontrados nas palmas das mãos, nas solas dos pés, nos lábios ou em quaisquer outras áreas normalmente não afetadas.

Não há tratamento específico para acantose nigricans, mas o mais recomendando para as pessoas acima do peso é:

• Fazer dieta e exercícios para perder o excesso de peso se estiver obeso ou com sobrepeso.

É aqui que as mudanças no plano alimentar aparecem, como por exemplo, reduzir os açúcares ou os carboidratos.

Fazer uma dieta especial ajudará a reduzir qualquer insulina circulante, bem como pode levar a uma melhora muito rápida do escurecimento da pele. Use sabonetes antibacterianos ou antibióticos tópicos, pois podem ajudar.

Se o indivíduo está preocupado com a aparência, o médico pode recomendar os seguintes tratamentos:

• Cremes ou loções que são prescrição e podem clarear a pele na área afetada;
• Medicamentos orais, por exemplo, isotretinoína – Accutane, Sotret;
• Suplementos de óleo de peixe com ômega 3;
• Terapia com laser ou dermoabrasão que pode diminuir a espessura de certas áreas afetadas;
• Se causada por medicação, a acantose nigricans desaparecerá assim que a medicação for interrompida.

Esta condição é um pouco difícil de curar, pois é um sintoma de um problema muito maior. Mas, muitos indivíduos têm visto melhora após a mudança de dieta e perda de peso.

Os seguintes tratamentos, que são tópicos, foram usados para reduzir a aparência das lesões ou marcas:

• Ácidos do tipo alpha hidroxiácidos
• Ácido salicílico
• Retinol
• 20% de ureia

Se o indivíduo não conseguir curar a lesão, o mesmo pode considerar fazer um tratamento de pele.

Opções de tratamento caseiro

Embora seja necessário fazer o tratamento recomendado pelo endocrinologista, para eliminar de vez as manchas escuras no pescoço, causada pela acantose nigricans, também existem algum remédios caseiros que podem ajudar a acelerar os resultados, mas antes de usar um remédio caseiro, nunca deixe de procurar um médico, porque dependendo da gravidade do problema várias pomadas e dicas podem ser passadas por um profissional que podem te ajudar a eliminar o problema com mais facilidade. Uma boa dica caseira para tentar minimizar o problema das manchas escuras causadas pela acantose nigricans é:

Esfoliação com Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos mais poderosos esfoliantes naturais, sendo capaz de clarear e até eliminar vários tipos de manchas escuras da pele.

• Como fazer: misture 2 colheres de bicarbonato com 1 colher de água até obter uma pasta. Depois, aplique no pescoço ou na região afetada e deixe por 20 minutos. Lave com água fria e repita este processo todos os dias.

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário abaixo.


Se gostou, compartilhe!
>