Retinóides

Retinóides: Da Acne ao Tratamento de Rugas

Neste artigo você irá conhecer um pouco mais sobre a utilização dos Retinóides dentro da estética, quais os tipos principais e também a correta utilização desse importante cosmecêutico para  tratamento de acne e tratamento de rugas.

Tipos de Retinóides

Existem vários tipos de retinóides no mercado hoje, com vários produtos produzindo resultados muito eficientes.

O corpo precisa de vitamina A para desenvolver dentes fortes e tecidos, visão saudável e pele saudável. Retinol é um tipo de vitamina A que pode ser encontrada em fontes alimentares como leite integral,  produtos lácteos, fígado, carnes e ovos.

A vitamina A também está disponível em formas tópicas, conhecidas como retinóicos, que são usados como medicamentos para tratar as condições da pele .

Os retinóicos foram inicialmente comercializados e aprovados para combater a acne muito grave , mas os pesquisadores logo descobriram outra propriedade valiosa dos retinóicos: eles poderiam reduzir os sinais de fotoenvelhecimento (envelhecimento da pele pela exposição ao sol) e logo foram usados como um tratamento de rugas.

 

Retinóides para Tratamentos de Problemas da Pele

Retinol

 

Principais Tipos de Retinóides

Existem dois tipos principais de retinóides usados medicamente:

Isotretinoína

Isotretinoína,  é uma medicação oral que pode ser prescrito para pessoas que não podem controlar a acne grave, (nódulo-cística e conglobata e acne com risco de cicatrizes permanentes) e também quadros de acne resistentes a terapêuticas anteriores (antibióticos sistêmicos e agentes tópicos).

Embora tenha sido recomendado para ser extremamente eficaz no tratamento da acne, ele tem sérios efeitos colaterais, incluindo defeitos de nascimento, se tomado por mulheres grávidas.

A isotretinoína oral pode causar depressão e, raramente, pensamentos de suicídio.

Outro efeito colateral é que o retinóide como a isotretinoína pode contribuir para piorar a doença do intestino irritável.

Tretinoína

Tretinoína (Retin-A, Vitacid, Renova) é um tópico de vitamina A para prescrição no tratamento da acne.

Ele também é usado para ajudar a reverter danos à pele da exposição ao sol.

A tretinoína funciona como um irritante, o que resulta em uma rápida transformação das células da pele, fazendo com que as células velhas morram mais rapidamente.

A tretinoína ajuda a acne a desaparecer da pele, enquanto ele minimiza a aparência de rugas e manchas escuras na pele.

Existem também formas sintéticas e derivadas de retinóides, tópicos disponíveis para prescrição no combate a acne como o  adapaleno (Differin)

 

Retinóicos para o tratamento de rugas

Tratamento de rugas

 

Eficácia do Tratamento

Estudos têm examinado a eficácia de vários tipos de prescrições com retinóicos, tanto para acne,  como para um tratamento de rugas.

Os investigadores concluíram que os retinóicos tópicos são um tratamento eficaz da acne e são também eficazes em impedir novas infestações de acne e a pesquisa também encontrou resultados impressionantes quando se trata de reduzir, e em alguns casos até reverter, danos causados pelo sol.

Cosméticos que também alegam tratar uma condição de pele com rugas e linhas de expressão são feitos em cremes e contêm formas mais fracas de retinóicos .

Esses cosméticos estão amplamente disponíveis para venda, mas relativamente pouca investigação tem sido feita para determinar a sua eficácia.

Dos estudos que foram realizados, os cosmecêuticos com a forma da vitamina A são chamados de  retinaldeídos (ação similar ao ácido retinóico mas com menos irritação) são os mais bem sucedidos em reduzir os sinais do envelhecimento.

 

Os cuidados com o uso

  • Isotretinoína e tretinoína devem ser usados sob a supervisão de um profissional.
  • Cremes e cosméticos com retinaldeídos são usados livremente e encontrados nas perfumarias e farmácias.
  • Todo o cuidado é pouco com o sol quando estiver usando este tipo de medicamento ou cosmético, é de suma importância o uso do filtro solar no mínimo fator 30 para que não ocorra o risco de manchas na pele.
  • Deve-se observar as recomendações de uso e ler atentamente a bula.
  • Os Retinóicos continuam sendo os queridinhos das pessoas com problemas de acne.

 

Microagulhamento

Uma outra forma bastante eficaz para o tratamento de rugas e cicatrizes de acne é o Microagulhamento.  O uso dessa técnica está cada vez mais presente no mundo da estética, pensando nisso desenvolvo um curso completo que ensina tudo sobre o Microagulhamento através de vídeo aulas completas de tratamentos reais.

Caso você tenha interesse em conhecer esse curso que está em promoção durante o mês de março em homenagem as mulheres, clique aqui ou na imagem abaixo.

Mês da Mulher