Uso de LED e LASER de baixa potência na estética

Nesse artigo quero mostrar para você quais são os benefícios e resultados que podemos conseguir com a utilização da luz de LED e LASER de baixa potência em tratamentos estéticos.

Espero que esse conteúdo possa te ajudar e lembre-se de deixar o seu comentário ao final, combinado?

 

Utilização da Luz para fins terapêuticos

A utilização da luz, com efeitos terapêuticos, já existe desde os primórdios da civilização. Por exemplo, no ano 1400 A.C., existem registos de que os hindus associavam os banhos de Sol com plantas medicinais para tratar o vitiligo. Contudo, foi a partir de 1903, quando Niels Finsen recebeu o Prêmio Nobel pela utilização da radiação U.V. para o tratamento do lúpus vulgar que a fototerapia começou de fato, a ser estudada e aplicada no tratamento de várias dermatoses.

Atualmente, com a evolução da Medicina e da Tecnologia, verifica-se o crescimento do uso do LED e do LASER de baixa potência em tratamentos estéticos.

image2

O que é LED e LASER?

A luz pode ser descrita como uma emissão eletromagnética. Essas emissões são, comumente, conhecidas como radiações ou ondas eletromagnéticas, e podem ser classificadas de acordo com o seu comprimento de onda.

image2

image2

A Fototerapia é um processo que modifica a atividade celular usando uma fonte de luz não agressiva. O uso do LASER e do LED são, neste momento, duas das formas de tratamento mais eficazes na estética.

A Fototerapia combinada com outros tratamentos, torna-se ainda mais eficaz.

A palavra LASER vem da sigla inglesa “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, ou seja, amplificação da luz por emissão estimulada da radiação. Em outras palavras, o laser é uma radiação eletromagnética não ionizante e pode ser visível ou invisível.

Dependendo dos efeitos pretendidos, o laser pode ser de alta ou baixa potência.

LED é o acrônimo de “Light Emiting Diode” (diodo emissor de luz). Ao contrário do laser, o LED não é monocromático, e os seus comprimentos de onda são mais baixos que no laser. Neste caso, a luz é emitida através de uma fonte elétrica, denominando-se eletroluminescência.

Nos programas de Fototerapia, utiliza-se o LED azul e âmbar, cujos comprimentos de onda são, respetivamente, 470nm e 590nm; e o LASER vermelho (660nm) e infravermelho (808nm). Ambos encontram-se na faixa de espectro eletromagnética conhecida como safe-band, ou seja, não apresenta riscos de alteração genética para a pessoa submetida a esta radiação. Além disso, as técnicas utilizadas não são invasivas, isto é, não provocam danos, e podem ser utilizadas em todos os tipos de pele.

image3image3

 

Indicações e Resultados

Como foi esclarecido anteriormente, a Fototerapia utiliza equipamentos LED e de LASER de baixa potência, para a realização de tratamentos estéticos não invasivos. Como o LED e o laser se complementam nos seus efeitos, eles podem ser utilizados em conjunto ou isoladamente, dependendo do resultado pretendido.

A Fototerapia é indicada em:

  • Acne em qualquer grau;
  • Hidratação dos tecidos faciais;
  • Manchas provocadas por radiação solar, gravidez e contracepção;
  • Marcas de expressão;
  • Iluminação Facial (efeito Cinderela);
  • Alopecia (tratamentos capilares);
  • Gordura localizada;
  • Micropigmentação;
  • Terapia anti-aging;
  • Revitalização cutânea;
  • Clareamento periocular (olheiras);
  • Estrias;
  • Pré e pós operatório.

 

Contraindicações

Como qualquer procedimento médico, esta terapia também tem contra indicações.

É, então, contra indicado em:

  • Grávidas e mães no período de amamentação;
  • Pessoas com câncer de pele na região irradiada;
  • Portadores de glaucoma e cataratas.

 

Conclusão

Como tal, dependendo do resultado pretendido, e da fonte de luz utilizada (LED e/ou laser), poderá obter uma pele mais hidratada; aumentar a sua elasticidade cutânea; obter mais brilho; reduzir a inflamação; aumentar a produção do colágeno, e, consequentemente, rejuvenescer a sua pele; melhorar a circulação e eliminar as toxinas de forma mais eficaz; e reduzir dor e edemas (inchaço).

Em suma, com a utilização do LED e do laser, em conjunto ou isoladamente, na Fototerapia, tem a oportunidade de tratar diversas alterações cutâneas de forma indolor, não invasiva e com resultados rápidos.

 

Combinação do LED com Microagulhamento

Agora se você quer saber sobre um tratamento estético que poderá perfeitamente ser combinado com o uso do Led para alcançar melhores resultados, conheça agora o curso online completo de microagulhamento.

CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo para conhecer o curso.

FB Ad Micro

 


Eu ofereço diversos Cursos de Estética, são cursos de qualificação profissional com avaliação e certificado entregue na sua casa. Para conhecer todos os cursos e também os preços e condições de pagamento, basta acessar o link abaixo.

Publicidade Google

Sobre a autora

Cris Marques é esteticista, cosmetóloga formada pelo SENAC e professora de estética com mais de 18 anos de experiência. Criadora de 18 cursos profissionalizantes que já formaram mais de 22.000 alunas no Brasil e em diversos países.

DOWNLOAD GRATUITO

E-BOOK: 5 PROTOCOLOS ESTÉTICOS EFICIENTES E ECONÔMICOS

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo a empresa ESTETICISTA COMO VOCÊ LTDA  a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Publicidade Google

Precisa de Ajuda?